A VIDA DE PAULO SALIM MALUF DESDE 1931.

 a biografia de PAULO SALIM MALUF DESDE 1931.:


Paulo Maluf

RESUMO DA BIOGRAFIA DE PAULO MALUF

OcupaçãoPolítico brasileiro

Data do Nascimento03/09/1931


WEBSITE DE FONTE.: https://www.ebiografia.com/paulo_maluf/ 

Biografia de Paulo Maluf

Paulo Maluf (1931) é um político brasileiro. Foi prefeito e também governador do estado de São Paulo.

Paulo Salim Maluf (1931) nasceu em São Paulo, São Paulo, no dia 3 de setembro de 1931. Filho de imigrantes libaneses que vieram trabalhar na Indústria Madeireira. Formou-se em Engenharia Civil em 1954 pela USP e foi diretor da empresa de seu pai até 1967.

Em 1967 foi nomeado presidente da Caixa Econômica Federal, cargo no qual criou inovações como empréstimo para compra da casa própria, recebimento das contas de água, luz, telefone e gás e linhas de poupança com correção monetária.

Em 1969, foi nomeado Prefeito de São Paulo pelo Presidente da República Arthur da Costa e Silva. No cargo, priorizou obras de grande porte e visibilidade, entre elas, sendo consideradas umas das principais, o viaduto Minhocão e a construção do metrô de São Paulo.

Paulo Maluf foi Secretário de Transportes do estado de São Paulo, quando inaugurou a 1ª etapa do metrô Paulistano e acelerou obras rodoviárias de destaques.

Foi eleito em 1978 pela convenção do colégio eleitoral o 25º governador do Estado de São Paulo. Em seu mandato foi responsável por inúmeras obras e ações que desenvolveram o estado,entre elas, a criação das estatais Eletropaulo (setor elétrico), Paulipetro (setor Petrolífero) e a inauguração das etapas 2 e 3 do metrô.

Candidatou-se pelo PDS à Presidente da República, mas foi derrotado no colégio eleitoral por Tancredo Neves em 1984. Venceu as eleições de 1992 para a Prefeitura de São Paulo e teve a gestão aprovada por 93% da população. Em 2000, perdeu as eleições para Marta Suplicy do PT ao governo de São Paulo.

Paulo Maluf é considerado um político polêmico. Em 2005, foi preso pela Polícia Federal acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão fiscal e ficou 40 dias preso. A Justiça brasileira apresentou documentos que indicaram uma movimentação e US$ 446 milhões em contas em seu nome no exterior e de possuir conta no paraíso fiscal das ilhas Jersey.

Paulo Maluf foi eleito, em 2006, Deputado Federal com votação expressiva, e foi reeleito em 2010.




Comentários